Publicado em 07 de Janeiro de 2018

Paraísos tropicais: 10 praias do Nordeste para se visitar

Separomos alguns balneários que valem a pena ser explorados.

O litoral brasileiro tem inúmeras praias admiradas tanto por brasileiras quanto por turistas de fora do país e, frequentemente, aparecem como os melhores destinos do mundo em diversas listas. No Nordeste, especialmente, há uma enorme variedades de áreas litorâneas para se conhecer, com suas águas mornas, cristalinas e paisagens paradisíacas. Alguns dos nomes mais lembrados são Porto de Galinhas, Pipa e Praia do Forte, entre outros. Aqui o LeiaJá separou outras praias igualmente famosas e algumas não tão conhecidas e que valem a pena ser exploradas:

 Praia de Carneiros (Tamandaré) – Pernambuco

A praia fica no município de Tamandaré, litoral sul, a aproximadamente 100 km do Recife, capital pernambucana. Ela é considerada uma 5 das mais bonitas da América do Sul, segundo o TripAdvisor, graças aos 5km de coqueiros e também pela água limpa. Um dos seus principais atrativos é a Capela de São Benedito, construída no século XVII, localizada no pontal de Carneiros, na beira do mar.

Tambaba (Conde) – Paraíba

Tambaba está situada no município de Conde, litoral sul da Paraíba, a cerca de 30km da capital João Pessoa. A fama de praia vem, sobretudo, pela área naturista que possui, e por ter sido a primeira do Brasil a permitir o nudismo. Para quem não curte tanto esse tipo de coisa, há ainda o outro lado da praia, onde ficam aqueles que preferem não tirar a roupa.

Taipus de Fora (Penísula de Maraú) – Bahia

A praia é a mais procurada da Penísula, e fica a 200 km da cidade de Salvador, capital baiana. Ela possui 7 km de extensão, coqueiros gigantes, recifes de corais, areia clara e várias piscinas naturais, que são o grande destaque no local. 

Genipabu (Extremoz) – Rio Grande do Norte

O Parque Turístico Ecólogico Dunas de Genipabu, fica no município de Extremoz, a apenas 20 km da capital do estado, e é constituído por uma praia, um complexo de dunas, uma lagoas e uma área de proteção ambiental. A praia de Genipabu é conhecida como o oásis do Rio Grande do Norte.

 Praia do Gunga – Alagoas

Localizada no município de Roteiro, a 61 km de Maceió, a praia do Gunga fica em uma curva entre o Oceâno Atlântico e a Lagoa do Roteiro, e é cercada por um grande coqueiral, um dos seus mais conhecidos cartões postais.

 Praia do Espelho (Trancoso) – Bahia

A Praia do Espelho fica em Trancoso, parte do distrito de Porto Seguro, na Bahia. Seu nome na verdade é Curuípe, mas, por conta do efeito de reflexo que aparece em suas águas no período de maré baixa, ganhou o apelido de ‘espelho’. Suas águas são claras e cercada por falésias brancas e avermelhadas.

 Praia de Jericoacoara (Jijoca de Jericoacoara) – Ceará

A praia fica a 300 km da capital, Fortaleza, e já foi eleita por diferentes jornais internacionais como uma das melhores praias do mundo. Entre as principais atrações está a Duna do Pôr do-Sol, que garante uma linda vista para os turistas no fim do dia, além das piscinas naturais que se formam no local, que são outra opção de banho.

Baía do Sancho – Fernando de Noronha – Pernambuco

A praia já foi eleita a mais bonita do mundo na opinião dos turistas de acordo o TripAdvisor. Ela está localizada no Arquipélago de Fernando de Noronha, reconhecido em 2001, pela UNESCO, como Patrimônio Natural da Humanidade. A Baía do Sancho possui água cristalina e um mirante de tirar o fôlego.

 Morro Branco (Beberibe) – Ceará

A praia da cidade de Beberibe está localizada a 91 km de Fortaleza, no litoral leste do Ceará, e tem como diferencial atrações como o Labirinto do Morro Branco, formado pela erosão nas falésias e das dunas. Destaca-se também pelas areias de diversas colorações, que podem ser usadas no trabalho de silicografia, a arte de desenhar com areia.

 Galés de Maragogi – Alagoas

Assim como muitos outros locais dessa lista, Galés tem águas cristalinas em destaque, mas também chamam a atenção os arrecifes de corais que formam diversas piscinas naturais no local. O destino é na verdade um conjunto de piscinas naturais que aparecem na maré baixa. As principais podem ser vistas na frente da Praia de Maragogi.  

Crédito das fotos: Wikimedia Commons

 

 

 

Leia Já