Publicado em 18 de Agosto de 2017

Sede do GATI ficará em Barreiros

Reunião analisou projeto para a reforma do prédio que sediará o GATI

Prefeitura de Barreiros

O prefeito de Barreiros, Elimário Farias recebeu na manhã desta quinta-feira (17/08) o subcomandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, Major Fernando Júnior. A reunião aconteceu na sede da Prefeitura e teve por objetivo discutir ações para a melhoria da segurança pública no Município, além de reafirmar parcerias com a instituição.

O encontro também contou com a participação do vice- prefeito Thomaz Baleia, do secretário municipal de Obras, Fernando Rosa, do Capitão Xavier e do Major Fábio Henrique, este último é o oficial responsável pelo setor de engenharia da Polícia Militar.

Desde o início da gestão temos priorizado o diálogo com as instituições ligadas a Segurança Pública e isso tem reproduzido bons resultados. Por esta razão, decidimos ampliar esta parceria com a reforma do antigo prédio onde funcionava o destacamento local. A obra terá como propósito receber o 2º Pelotão da 10ª Companhia, o que possibilitará com que Barreiros se torne sede do Grupo de Apoio Tático Itinerante – GATI”, disse o prefeito Elimário.

De acordo com o vice-prefeito Thomaz Baleia a obra receberá investimentos da ordem de R$ 250 a R$ 300 mil de recursos oriundos da Prefeitura e tem a expectativa de entrega no final do ano. “Como parte da parceria o Município ficará responsável pela reforma. Estamos aguardando algumas alterações no projeto para depois iniciarmos o processo licitatório e assim então dar início as atividades. Vale lembrar que mesmo pagando as dívidas deixadas pela gestão anterior e atravessando este período de crise devido a diminuição nos repasses, a Prefeitura tem se esforçado bastante para garantir à população barreirense um núcleo importante de segurança”, expressou.

Reunião analisou projeto para a reforma do prédio que sediará o GATI

Prefeito Elimário e Polícia Militar

Para o Capitão Xavier, a criação da 10ª CIPM na região e a escolha de Barreiros para sediar o GATI irá proporcionar um importante reforço na segurança. “A criação da Companhia Independente por si só irá possibilitar um acréscimo em torno de 50% no efetivo já existente no município e aumentará o número de viaturas disponíveis. Além disso, teremos um apoio significativo ao sediar um grupo especializado da Polícia Militar”, assinalou.

Para o subcomandante do 10º Batalhão, major Fernando Júnior, o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar tem se mostrado bastante eficiente no combate à violência na região. O major também falou que pelo segundo mês consecutivo o 10º BPM conseguiu alcançar a meta estipulada pela Secretaria de Defesa Social em relação a diminuição no número de homicídios e também destacou a decisão do governador Paulo Câmara em criar a 10ª CIPM para o Litoral Sul. “Com o início das atividades da 10ª Companhia esta área terá uma estrutura relevante em termos proporcionais, ganhando equipes do GATI, Rocan, Malhas da Lei e Patrulha Rural”, falou o subcomandante expressando otimismo.

O major ainda revelou que decisão de instalar a 10ª Companhia Independente da Polícia Militar no município de Tamandaré e colocar a sede do GATI em Barreiros faz parte da estratégia de descentralização da força policial.

Escrito por Wellington Ribeiro